Vida de mamãe moderna » Blog Archive Como organizar um batizado - Vida de Mamãe Moderna
29
jan/2013
Como organizar um Batizado (Batizado da Sophia)
10 Flares 10 Flares ×

Olá Mamães,

Quem aí já organizou o batizado de seu filho? Eu coloquei a algumas semanas atrás aqui no blog, tudo que seria necessário para a organização do Batizado da Sophia. Quem não se recorda, VEJA AQUI o post.

Estamos na semanal final dos preparativos e é por isso que fiquei um pouco sumida do Blog nesse final de semana. Não é fácil organizar uma festa e quero que tudo saia perfeito. O grande dia está chegando e já é nesse domingo (oba obaaa).

Vou colocar tudo aqui no Blog sobre os preparativos e o quanto economizei organizando tudo pessoalmente. Vamos ao checklist? O que já foi feito e finalizado, já vou colocando o resultado final.

Lista de presença

Foi finalizada com um total de 25 convidados. Acho que batizado é algo íntimo (minha opinião), então entre família e amigos, lista pronta. Falta colocar apenas a lista em um papel para entrega ao porteiro para segurança na entrada no salão de festas do condomínio. Afinal, segurança em primeiro lugar não é?

Convite

Com a ajuda da minha grande amiga e assessora Cynthia Pinheiro, criamos o convite somente por email.  Como o Batizado será apenas para amigos muito íntimos, minha família e a família do meu marido que são de Niterói/RJ, resolvi usar apenas a facilidade do email. Não ficou lindo?
Esse foi um item a menos para providenciar e com custo zero.

Imagem 29-01-13 às 19.39

Decoração

Esse é o item mais caro que estou gastando até agora com relação a festa, pois inclui:

  • Decoração da mesa principal (fitas e acessórios de decoração);
  • Tag’s personalizadas (encomendado com empresa de artesanato);
  • Bolo cenográfico (encomendado com empresa de artesanato);
  • Balões (resolvi fazer toda decoração com balões duplos, encomendado com empresa especializada);
  • Decoração da mesa de convidados (resolvi fazer também com balões duplos, encomendado);
  • Tipos de doces (fechei com a mesma empresa que fará as tag’s personalizadas, assim já pego tudo pronto no sábado a noite);
  • Bolo – encomendado e será entregue no dia.

Almoço

Como o batizado será no domingo por volta das 11:00, resolvi fazer um churrasco no almoço. Achei mais fácil para organizar. Segue os itens para organização.
Fiz uma cotação com serviço completo em buffet, mas para 25 convidados o custo benefício não valeu a pena por ser “poucas”pessoas. Então resolvemos contratar os serviços em separado, pois a quantidade é pequena e de fácil aquisição. Para festa com mais de 50 pessoas não recomendo, pois a quantidade é maior e pra carregar, comprar, vale mais a pena fechar com buffet. Vamos lá, os itens:

  • Contratação de Churrasqueiro (fechado);
  • Contratação de um ajudante para servir os convidados (fechado);
  • Compra das carnes que será temperada e preparada pelo churrasqueiro (Marido quer comprar pessoalmente, porque homem sabe escolher as “melhores” – definido para sábado);
  • Saladas e demais acompanhamentos já estão definidos e será feito por minha mãe e sogra no sábado. Alguns itens será finalizado no domingo mesmo, como arroz e montagem das saladas verdes.
  • Bebidas – será comprada no sábado junto com a carne.

Roupa da mamãe

Item difícil, muuuito difícil, rss. Ainda estou na dúvida. Tenho vários vestidos novos e prometi a mim mesma não comprar mais roupas, mas até sábado tem chão e conto pra vocês no pós festa a minha decisão. Quem sabe compro um novo.

Roupa do bebê

Além da mesa principal, um dos itens mais importantes do batizado. Hoje fui buscar o último item que faltava, o sapatinho. Agora está tudo pronto.

  • Vestido;
  • Meia Calça branca (caso esteja frio);
  • Meia soquete;
  • Sapato;
  • Chapéuzinho para o Batizado;
  • Calçinha bordada branca;
  • Vestido extra para usar na festa.

Tudo ficou muuuito lindo, mas terão que esperar até domingo para ver as fotos.

Lembrancinhas

Item que me tomou muito tempo, porque hoje em dia são tantas opções de todos os tipos e custos. No final terei 4 tipos de lembrancinhas diferentes. Ok, ok, podem falar que sou mega exagerada, mas além dos convidados levarem, fiz de um modo que ficará como parte da decoração também.

  • Garrafinha de água personalizada;
  • Mint to be – Latinhas personalizadas com docinhos dentro;
  • Pacotinhos de amêndoas branca personalizadas (bem tradicionais para batizado);
  • Imã de geladeira personalizado para batizado

Os 3 primeiros itens fechei com a mesma equipe de artesanato que está fazendo as tag’s personalizadas e o imã fiz diretamente em uma fotótica. Levei a foto e defini o template.

Igreja

Para o batizado é necessário fazer um curso na própria igreja. Então o primeiro item a se fazer antes de começar qualquer preparativo é definir a igreja e já agendar a data do curso e do batizado.
Na igreja que a Sophia será batizada o curso será feito no sábado (1 dia antes do batizado) com duração de 1 hora e meia e deve ser feito pelos pais da criança e pelos padrinhos.
Levei com 1 mês de antecedência a certidão de nascimento da Sophia e uma cópia do RG do padrinho e da madrinha. Caso os padrinhos sejam casados, deve-se levar a certidão de casamento do mesmo.

Bom pessoal, como viram, são muitos itens para organizar e confesso que 1 mês não foi suficiente para a organização, mas valeu a experiência. O que aprendi nisso tudo? Muitas coisas que vou passar aqui agora em formato de dicas para as mamães que pensam em organizar o batizado do seu filho(a).

DICAS

  1. Recomendo que as mamães comecem o planejamento com pelo menos 2 meses de antecedência. Porque Kah? As empresas de artesanatos pedem um prazo de pelo menos 20 a 30 dias (ainda mais empresas de outras cidades ou estados) para entrega do material personalizado. Muitas coisas são feitas a mão e não tem pronta entrega devido a personalização dos itens, então se programem.
  2. Outra dica importante é colocar tudo no papel e montar um checklist, assim como eu fiz. Ajuda a não se perder e procurar/pesquisar empresas e serviços.
  3. Uma semana antes da data, ligue para todos os fornecedores para confirmar presença e entregas.
  4. Não deixe tudo para o último dia, marque unha, cabelo e detalhes finais para pelo menos 1 dia antes. No dia, temos que se arrumar e arrumar o bebê antes da missa, então a manhã voa e a mamãe, papai e bebê não podem se atrasar.
  5. Deixe alguém de confiança para organizar o salão, detalhes finais da decoração e recepção dos fornecedores finais, a mamãe não estará com cabeça para isso e quando chegar tem que estar tudo prontinho.

Agora é só esperar o grande dia. Colocarei as fotos para acompanharem o grande dia no instagram @vidademamae e aqui no Blog!!

Colocarei no pós festa o nome dos fornecedores. Mas quem precisar de serviço de assessoria em festas, podem procurar pela Cynthia que é maravilhosa!! Segue os links

Cynthia Pinheiro Assessoria - Site
Cynthia Pinheiro – Facebook

Espero que tenha ajudado com as dicas!!

Beijos,
Kah




1

[...] Depois de tantos dias de preparativos para o Batizado da Sophia, finalmente chegou o grande dia e só posso dizer uma coisa, foi tudo perfeito. Lembram que na semana do batizado eu coloquei aqui todo checklist dos preparativos de como organizar um batizado? Quem não leu, veja o POST AQUI. [...]

2

[…] Como organizar um batizado […]

gravatar
6/28/2013 às 21:02

3

queria ver as fotos da sofia pois o da minha pequena vai ser o mes que vem

[Responder]

Gravatar

coquinha Respondeu:

parabens pelo todo planejamento da festa

[Responder]

gravatar
noeli
11/24/2013 às 12:34

4

gostaria do modelo do convite do batizado…..

[Responder]

5

[…] Como organizar um Batizado (Batizado da Sophia) - postado em Janeiro de 2013; […]