Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive Criando rotina para o bebê, conciliando sua alimentação - Vida de Mamãe Moderna
19
jan/2013
Criando rotina para o bebê, conciliando sua alimentação

Olá mamães,

Quem me acompanha no instagram @vidademamae sabe que hoje foi o primeiro dia de frutinhas da Sophia.

RELOGIOSophia hoje tem uma alimentação a base de NAN 1 Confort, pois infelizmente não tive leite suficiente para ficar apenas no peito, mas como já comentei em posts anteriores, graças a Deus ela se adaptou muito bem ao complemento e é super saudável.

Com isso, juntamente com o pediatra da Sophia, definimos com quantos meses a Sophia entraria com os sucos, frutas e comida salgada (papinhas/sopinhas) e ficou definido:

1 a 4 meses: Alimentação somente a base de Leite (NAN 1 Confort)
4 meses: inserção de suco
5 meses: inserção de frutas
6 meses: inserção de comidas salgada (papinhas/sopinhas)

ROTINA DA SOPHIA

07:30 – Sophia acorda e fica brincando um pouquinho no berço pra despertar
08:00 – 1ª mamadeira com 180ml
09:00 – Suco
10:00 – 11:30 – Cochilo da Manhã
11:30 – 2ª mamadeira com 150ml
13:30/14:00 – 3ª mamadeira com 150ml
15:00 – Fruta
15:30 – 17:30 – Cochilo da tarde
17:30 – Banho
18:00 – 4ª mamadeira com 180ml
20:00 – 5ª mamadeira com 150ml. Geralmente a Sophia já dorme mamando, coloco ela pra arrotar e já a coloco no berço e assim vai até as 07:00/07:30 do dia seguinte.

Mamães, essa é a rotina da Sophia, claro que ela não é um reloginho e os horários podem variar pra mais ou pra menos. Mas basicamente essa é sua rotina e como consegui acrescentar o suco e a fruta sem alterar seus horários.

Entre as mamadas, cochilos e frutas, deixo-a brincando, troco sua fralda, etc.. Claro que também tenho meus compromissos, dou meus passeios, mas sempre tentando respeitar os horários mesmo estando fora de casa.

É muito importante a criação da rotina para o bebê, assim podemos incluir ou retirar algum item se necessário e sem prejudicar seus cochilos e principalmente seu sono da noite. Tentem criar e manter a rotina diariamente, se programem e assim terá uma melhor qualidade de vida para vocês e aos seus bebês.

FOTO BEBE

No próximo post irei falar sobre quais frutas podemos dar aos bebês tanto no suco quanto raspadinha.

Beijos,
Kah



gravatar
Patricia
6/12/2013 às 9:33

1

Poxa, tb sou mãe de um bebê de 9 meses, e muito me intriga ver um blog que aconselha junto a pediatra que já insira outras coisas além do leite materno antes dos 6 meses. As consequencias disso podem ser alergias e outras pré-disposições que o seu bebê vai colher isso mais a frente até na vida adulta. Leite Materno até os 6 meses. Meu bebê foi assim, começou com 6 meses papinha salgada, com 7 frutinhas e sucos. Até hj não adoeceu. Acho que vc deveria se informar sobre isso antes de dar solidos para seu bebê antes da hora. E não dar leite materno, secar leite, leite não sustentar, bullshit, é preguiça da mãe!!!

gravatar
6/17/2013 às 17:47

2

Patricia,
Nem toda mãe consegue amamentar e NÃO É POR PREGUIÇA, muito me espanta que exista pessoas ainda com esse tipo de pensamento, lamentável.
Porém, muitas mães precisam voltar ao trabalho antes dos 6 meses do bebê, então é necessário sim entrar com sucos. Aqui passo a rotina da Sophia e sempre aconselho sempre, sempre a falar antes de qualquer coisa com seu pediatra, pois é ele quem acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança.
Aceito todo tipo de opinião, mas sem ofender aos demais.
beijos, Kah

gravatar
Andressa Souza
10/3/2013 às 17:03

3

Concordo com você Karina, nem todas as mães podem deixar o serviço e ficar com os bebês… E esse negocio de preguiça foi desnecessário no comentário, mas cada um tem sua opinião. Beijosss Karina amei o blog.

gravatar
10/19/2013 às 10:52

4

Obrigada flor!!!
gde beijo!!

gravatar
Eduarda Braune
12/14/2013 às 12:48

5

GOSTEI DESSA ROTINA PARA O BEBÊ…. <3

gravatar
Marcia
12/14/2013 às 17:14

6

Achei bem legal sua rotina, o comentário da colega foi lamentável.
Eu tenho duas filhas uma com 3 anos, que amamentei no peito até 1 ano e 3 meses, agora tenho uma bebezinha com quase 4 meses e não tenho leite, claro que eu queria amamentá-la tb, mas não deu, não é agente que comanda estas coisas.
Tb vou começar a dar suco pra ela, pois qdo voltar a trabalhar quero que já esteja acostumada com a comidinha

gravatar
12/15/2013 às 11:19

7

Pois é, nem sempre a prática é igual a teoria né!! Queria muuuito amamentar tb, mas infelizmente não deu, mas o mais importante é minha filha ter crescido feliz e saudável né!!!
Aqui o tempo deu tudo certo, suco e papinhas..
um gde bjo

gravatar
12/15/2013 às 11:19

8

Que bom… é difícil, mas com o tempo dá certo!!

gravatar
Milene
12/17/2013 às 14:12

9

Sei que cada caso e um caso, mas a realidade e que em cada dez bebes que conheço, apenas uma mae amamenta no peito, as outras nove nao tiveram leite suficiente, estranho né…

gravatar
Débora
1/14/2014 às 15:41

10

Ola Karina. Me identifiquei muito com seu post. A rotina do me filho foi muito parecida… porém, eu sempre tive muito leite e até hoje ainda armamento no peito, uma ou duas vezes ao dia (ele tem 9 meses). Tive que começar com frutas, sucos e sopas a partir dos 4 meses e meio, pois voltei a trabalhar. Sempre com a orientação do pediatra, que é gastro. Meu filho é super saudável, feliz e nunca teve nada de alergias ou doenças…

gravatar
Fabiana
2/22/2014 às 11:01

11

Gostei da rotina, irei acrescentar a ela o leite do peito de manhã e a noite, meu bb completará 04 meses e tenho que voltar ao trabalho, a pediatra já autorizou as frutas e o leite nº 1 já que a creche n tem como armazenar o leite materno. Vou iniciar esta rotina em casa antes de leva-lo a creche para ir se acostumando.

gravatar
2/22/2014 às 16:45

12

Que bom.. é ótima deixar uma rotina para o bebê, depois me conta..
bjs
Kah

gravatar
Patricia
4/19/2014 às 23:04

13

Cada mãe sabe o que é melhor para seu bebê, e confiar no seu pediatra, sou mãe de 3 crianças a minha mais velha ficou no peito até 1 ano e 1 mês já os outros dois são gemeos fiz um esforço imenso mas não deu para ser amamentação exclusiva no peito precisei de complemento e aos 4 meses o pediatra me orientou a começar com sucos, frutas e não foi por preguiça e sim que não deu e acredito que muitas mães sofram com a dificuldade de amamentação pq nem sempre dá certo e não é por isso que nossos filhos serão menos saudavéis que os outros e fora o sofrimento a culpa que nos ronda ai vem alguém nos rotular acho que cada uma sabe do que é melhor para sua família e Deus por todas

gravatar
4/20/2014 às 8:39

14

Olá Paty,
Isso mesmo, cada bebê tem sua rotina e vai da mãe saber o que é melhor ao seu bebê.
Nem tudo sai do jeito que planejamos não é mesmo? O importante é ter saúde, o resto, corremos atrás..
um grande beijo,
Kah

gravatar
Suellen
5/21/2014 às 22:08

15

Olá Karina ! Minha bebe tem 6 meses e ja dou sucos , frutas , sopas e a minha pediatra me permitiu dar o Nan 2 , porém minha filha não pegou de jeito nenhum e minha consulta com a pediatra e daqui a dois meses … Queria muito a opinião de voces , pois mesmo ela tendo essa rotina toda durante o dia a partir das 8 ela fica toda hora mamando e eu não consigo dormir , começo a trabalhar no começo do mês e queria deixar um leitinho pra ela mamar durante os intervalos , ja que não tenho mais leite o suficiente para dar pra ela e reservar pro dia seguinte….
Beijão

gravatar
Ana Regina
11/4/2014 às 10:45

16

Olá Karina, adorei seus posts, não sou a mãe, sou a avó que ficará com a neta pois minha nora voltará a trabalhar o mês que vem, quando a nenê vai estar com 5 meses, este mes agora nos iremos ao Pediatra para saber como fazer, terá que introduzir a mamadeira, peninha né, mas também foi assim com meus filhos, dava suquinho, papinha de fruta e com seis meses já comia papinha salgada no almoço e 1 ano na janta, eram fortes, lindos (mãe coruja!!rs).

gravatar
Jessica
12/9/2014 às 13:51

17

aff ridículo esse comentário da Patricia.
se ela tem leite que bom graças a Deus.
agora so pq ela tem q TODAS as mães tem q ter é?
desculpa mais Patricia vc e uma IDIOTA EGOÍSTA E SEM NOÇÃO.
Eu sou mãe, meu filho e lindo saudável graças a Deus e tem 5 meses. infelizmente tbm nao tive leite.
ainda fiquei internada 7 DIAS com meu filho depois q ele nasceu os medicos fizeram de tudo p leite descer e não desceu. aplicaram plazil na minha veia por 3 dias e nada :/
quase entrei em depressão por nao realizar meu sonho de ver meu filho mamando meu leite sendo alimentado por mim :/
enfim… e muito difícil falar disso.
mais o bom e q mesmo assim ele e muito saudável.
e comecei a da papinhas de fruta p ele mês passando tbm *-* ele adora mamão e maçã ♡

enfim..
parabéns pelo blog viu linda. bjo.

gravatar
andrea
4/28/2015 às 14:34

18

Impossível não ter leite. Consultem as páginas no Facebook GVA ou Matrice que verão que toda mulher é capaz de alimentar seu filho.

gravatar
andrea
4/28/2015 às 14:36

19

Não é necessário entrar com sucos se volta ao trabalho basta mandar leite pra creche ou deixar com a cuidadoRã. Aconselho uma pesquisa em páginas como GVA e Matrice para entender melhor essas questão do não ter leite.

gravatar
4/28/2015 às 17:35

20

Andrea,
Isso vai de mãe para mãe, não julgais o próxino, cada caso é um caso.

gravatar
Lina Valéria
8/13/2015 às 16:52

21

Olá, seu blog é muito legal.
Acho ridiculo essas mães que ficam rotulando as outras, acho que cada caso é um caso e eu tenho certeza que nenhuma mãe iria deixar de dar leite materno para o filho que é muito mais saudável para dar fórmula se não fosse por motivos extremamentes maiores a minha bebê vai fazer 6 meses no próximo mês e eu estou super realizada por estar conseguindo amamentar ela exclusivamente no peito mais jamais vou julgar ou criticar quem não conseguiu por qualquer que seja o motivo, eu sofri uma discriminação tbm pq minha bebê com apenas 4 meses estava ficando em pé varias mãezinhas me criticando se ela estava em pé é pq ela conseguia e tinha autorização da pediatra jamais faria qualquer coisa que pudesse prejudicar minha filha, assim como tenho certeza que a dona desse blog jamais agiria dessa maneira se não fosse com o aval de um profissional, como tem gente que adora julgar os outros sem saber a história de cada um.

gravatar
VANESSA ALBUQUERQUE
10/21/2015 às 19:04

22

Nem sempre, tem mães que simplesmente não tem leite. Minha irmã teve que complementar com nan logo na 2ª semana de vida do meu sobrinho. Já eu amamento a minha filha com leite materno, mas já vou começar a introduzir outros alimentos já que volto a trabalhar em dezembro, infelizmente nem todos os trabalho dão 6 meses de licença maternidade. Uma coisa é a teoria, a teoria é muito linda, muito perfeita, mas a prática é algo totalmente diferente.

gravatar
Ana Paula
11/4/2015 às 21:19

23

Cada caso é de um jeito,é ótimo quando uma mãe consegue manter só no peito mas nem todas conseguem…como eu por exemplo. meu bebê nasceu de 36 semanas e mesmo me esforçando ele não estava ganhando peso o pediatra disse que o esforço dele ao mamar estava piorando a situação por isso passou a ele também o NANCONFOR1. E olhe que falta de leite não foi pois até hoje sofro com seios empedrados por grande produção de leite, eu deixo ele esvaziar os dois seios e só depois eu dou o complemento que sobe gradativamente a cada mês que passa. acho que falta sensibilidade dessas mães julgar a gente. Escutei também muitos comentários como este a ponto de quase brigar com uma mãe no banco que ficou horrorizada ao ver meu filho mamando na mamadeira e logo veio dar opinião sem que eu pedisse. Sem contar que a mamadeira é uma ótima alternativa para quando estamos na rua, ou na igreja, já que amamentar é lindo e muito importante, mas, para mulheres como eu é constrangedor expor os seios para outras pessoas. Sinceramente acho que falta bom senso. Ainda tem aquelas que trabalham como é meu caso e de muitas por aí. Francamente acho que inclusão de outros alimentos deve começar devagar e não de uma vez quando o bebê completa seis meses. Mas como eu disse e repito cada caso é um caso e cada mãe sabe o que é melhor para seu filho, o que não se pode esquecer é do respeito com o próximo.

gravatar
11/6/2015 às 13:09

24

Exatamente, cada caso é um caso. Sophia mamou na mamadeira e também tem a saúde perfeita. Menos mi mi mi né!!! Cada mãe é uma mãe e somente nós sabemos o que é melhor para os nossos filhos junto ao pediatra, não é mesmo?
Odeio mães que vem dar palpite sem ser convidada…
bjinhos

gravatar
marta
1/11/2016 às 8:18

25

Concordo com vc eu por exemplo , tenho pouco leite e desde os 2 meses comecei à dar complemento pra heloisa.Hoje ela tem 4 meses e já comecei a inserir suco e frutas e a pediatra já liberou pois vou voltar ao trabalho. Eu gostei muito da rotina que vc criou é bem parecida com os horários que estava pensando em fazer e continue assim ajudando as mamães de primeira viagem como eu.

gravatar
marta
1/11/2016 às 8:25

26

Concordo com vc eu por exemplo , tenho pouco leite e desde os 2 meses comecei à dar complemento pra heloisa.Hoje ela tem 4 meses e já comecei a inserir suco e frutas e a pediatra já liberou pois vou voltar ao trabalho. Eu gostei muito da rotina que vc criou é bem parecida com os horários que estava pensando em fazer e continue assim ajudando as mamães de primeira viagem como eu.

gravatar
Viviane
5/28/2016 às 11:36

27

Retorno ao trabalho em julho e em junho já tenho que começar a adaptação do meu bebê com frutinhas, ele estará com 4 meses … Queria amamentar exclusivamente até os 6 meses, porém não será possível.

gravatar
5/31/2016 às 10:45

28

Por isso que sou super a favor na licença até os 6 meses né!! como podemos dar amamentação exclusiva se não estamos por perto? Tenta tirar e pedir para a escolinha ou sua babá dar somente seu leite. Eu sou super a favor tb…
bjs,

gravatar
Isabela
11/22/2016 às 23:37

29

Acho incrivel essas “super-maes” que adoram julgar as outras, “toda mulher tem leite e bla bla”.. So existe a realidade delas e ponto, tenho preguica sim, preguica de mulher que se acha especial e melhor porque amamenta.