Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive Desenvolvimento do bebê: 7 meses - Vida de Mamãe Moderna
8
abr/2013
Desenvolvimento do bebê: 7 meses

Olá Mamães,

Mais um mês se finalizou e entramos em mais uma fase de desenvolvimento da Sophia. Vamos falar como foi o 7(sétimo) mês de vida da Sophia?

DESENVOLVIMENTO

Sophia está cada dia mais esperta, pega qualquer objeto com segurança e agora consegue balançá-lo com suas mãozinhas no ar sem deixá-lo cair. Ela já está sentando, porém ainda com ajuda de apoio, usa em muitas vezes suas mãozinhas para se segurar, mas não posso deixá-la sozinha sem nenhum apoio, pois em questão de segundos pode virar e cair com força no chão. Estou treinando para que fique mais durinha sentada, mas ainda não conseguiu ficar totalmente sem apoio dentro do Sétimo mês.

Sophia alcança totalmente o chão em seu brinquedo, o jumperoo, pula muito agora e consegue ficar até meia hora brincando normalmente nesse brinquedo. Gosta também de ficar mais em pé. Pelo menos algumas vezes ao dia, fico segurando sua mãozinha para que fique em pé, mas sem forçar seu braço, ela quem faz força para ficar em pé com suas perninhas.

E por fim, começou a engatinhar no final do sétimo mês. Consegue andar em linha reto, mas não com o joelhinho, vai arrastando suas perninhas (tipo jacarézinho) e sai andando. Acho que ainda dentro do Oitavo mês, começa a engatinhar com o joelho.

Segue suas medidas no final do sétimo mês.

Altura: 73 centímetros
Peso: 8,140 kg

DENTIÇÃO

Comentei no mês passado que Sophia começou a ficar um pouco chorosa, mas que nenhum dentinho tinha saído, porém agora no sétimo mês, mais para o final, pontou apenas 1 dentinho na parte de baixo de sua boca, porém apenas pontou, aparece um pequeno ponto branco, mas está nesse pontinho a 2 semanas e nada de sair pra fora. Vamos ver como será no oitavo mês, se sairá ou não esse dentinho.

CURIOSIDADE

Notei também que Sophia está extremamente curiosa por tudo que é novo. Entre pegar um brinquedo e o controle remoto, ela vai justamente no controle remoto. Também notei que ela grava facilmente as coisas. Se vai até um lugar que é “proibido” e eu a tirar dali, ela volta nesse mesmo lugar no mesmo instante, ou até oferecer algo mais curioso para ela se distrair.

Estou tentando manter firme nas decisões, se eu falo não para algo, mostro que é não e não abro excessão, pois notei que ela é super esperta para conseguir aquilo que quer.

ROTINA

Sua rotina continua fixa, porém senti que ela anda demorando mais para dormir, está mais inquieta e tenho tido mais trabalho para fazê-la dormir a noite, pode ser a famosa “ansiedade de separação” ou os “dentinhos”. Sempre que dava a última mamadeira, ela ja dormia e agora estou tendo que ninar e muito para que ela adormeça, mas depois que dorme, a rotina do horário continua a mesma. Agora no oitavo mês entro com o programa para que ela durma sozinha, irei contar em outro post os detalhes.

Segue sua rotina do sétimo mês:

07:00 – Acorda
07:45 – Primeira mamadeira de 180ml (esta deixando em volta de 50 ml)
09:00 – Suco
10:00 – cochilo da manhã (mamadeira de +/- 110ml pra pegar no sono)
11:30 – Almoço (papinha salgada + fruta raspada)
14:15 – Segunda mamadeira de 180ml (não é sempre que toma tudo, muitas vezes deixa até 100ml)
14:45 – Cochilo da tarde
16:30 – Brincadeiras/atividades
17:30 – Jantar (papinha salgada + fruta raspada)
19:00 – Banho
19:30 – Terceira mamadeira 210ml (depende do dia)
20:00 – Vai para o berço dormindo ou tenho que ninar até o dia seguinte…

PS: Entre os intervalos dos horários acima, a Sophia brinca e fica comigo.

ALIMENTAÇÃO

Sua alimentação melhorou muito em relação ao sexto mês, agora come super bem as papinhas de legumes. Vou diversificando a proteína entre frango e carne vermelha, dando 2 dias frango, 2 dias carne e os legumes vou alterando, usando sempre 5 tipos e uma folha verde.

Ainda não consegui introduzir a alimentação em pedaços (apenas amassados), preciso triturar sua papinha, caso contrário ela tem muita ânsia e acaba vomitando se insisto. Conversei com o pediatra que aconselhou ir introduzindo aos poucos, sem forçar, caso contrário poderá parar de comer e não é isso que queremos, então estou tentando dar um pouco amassado, que ela come super pouco e ir intercalando a comida batida (líquida), assim não fica sem comer, vamos ver se terei sucesso no oitavo mês.

Enfim, esse foi o desenvolvimento da Sophia no seu sétimo mês de vida.

Agora vamos rumo as novidades do Oitavo Mês.

Beijos,
Kah



gravatar
Catarina
11/18/2014 às 20:43

1

Nossa, Karina! Preciso te agradecer por esse post… Apesar de acabar de notar ser antigo, me ajudou muito! A sua bebê tem as mesmas características do meu. E apesar de já ter montado uma rotina pra ele, ela não me agradava. Olhando agora seus conselhos, pude dar o toque que falava…
Meu filho ainda tem rejeitado as vezes o alimento, ele gosta muito de mamar, e já estou tentando substituir pela mamadeira, o que tem me complicado são as mamadas noturnas, e principalmente a da hora de dormir. Infelizmente não tive o conselho de não acostumar a dar mama pra dormir e acabei acostumando… Eu amo amamentar, mas preciso parar por motivos pessoais…
Enfim, muito obrigada!

gravatar
Graciane
11/5/2015 às 22:23

2

Deus me livre, mas vc da apenas um banho na sophia por dia?????
Em que país vc mora querida?

Olha a higiene pessoal dela viu.

gravatar
11/6/2015 às 13:05

3

kkkkkk gostei da sua ironia. Eu moro em São Bernardo que é um lugar frio, portanto nos dias de frio com um bebê de 7 meses, sim dava apenas um banho por dia e minha filha na época, tinha a higiene pessoal excelente.
Hoje com 3 anos ela toma 2 banhos por dia, continua com a higiene em dia, obrigada por lembrar.
bjs,
Kah

gravatar
tatah
10/18/2017 às 16:56

4

oi minha bebe fez 7 meses ontem, ja tem 4 dentinhos 2 encima e 2 embaixo nasceram com 5 meses de 2 em 2, ela ja senta sozinha sem apoio desde os 5 tambem, amei seu post, e nao liga pra comentarios nada aver viu? cada casa é um caso niguem pode julga.