Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive Dicas básicas sobre Amamentação - Vida de Mamãe Moderna
29
ago/2014
Dicas básicas sobre Amamentação

Olá Mamães,

Vi essa matéria no site da Pampers e achei super bacana as dicas básicas sobre amamentação e resolvi compartilhar com vocês mamães, espero que gostem o tanto quanto eu gostei.

Não importa se você escolher amamentar seu filho ou alimentá-lo com fórmula, com certeza tomará a decisão mais adequada para você. Se você escolher a amamentação, não fique desapontada se parecer difícil no começo. Um pouco de informação, tempo e prática ajudarão você e seu bebê a definir uma rotina de amamentação divertida e sem estresse.

Os primeiros dias

Logo após dar a luz, você perceberá uma substância amarelada chamada colostro, que é a primeira alimentação do seu bebê. O colostro é repleto de proteínas e anticorpos que ajudarão a manter seu bebê saudável. Seu verdadeiro leite materno provavelmente virá alguns diasdepoisdo nascimento do seu bebê.

A maioria dos hospitais oferece aulas ou um especialista em amamentação para ajudá-la a começar. É um ótimo lugar para aprender o básico: como fazer seu bebê mamar no peito e saber se ele está se alimentando da maneira correta.

VMM - Amamentação

Sophia em seu primeiro dia de vida.

Você tem leite?

Para aumentar sua produção de leite você precisa de uma dieta saudável, muito líquido e descanso. Alguns nutrientes, como cálcio e vitamina D, são muito importantes, pois a amamentação pode reduzir a massa óssea. Você pode obter cálcio e vitamina D em leite com pouca gordura, iogurte, queijo e cereais enriquecidos. Beber bastante líquido também é importante, mas evite o consumo excessivo de álcool e cafeína. Muita cafeína pode deixar seu bebê agitado, e o álcool pode reduzir sua produção de leite.

Se seu bebê ainda ficar com fome depois da amamentação e você não tiver mais leite para lhe dar, procure beber mais líquidos e descansar mais. Com o tempo, você se acostumará com as mudanças e necessidades do seu neném. Lembre-se: Se seu bebê está fazendo xixi e evacuando normalmente, está recebendo bastante leite.

Saber a hora certa é tudo

Nos primeiros dias, amamente seu bebê sempre que ele estiver com fome. Não se preocupe em seguir horários. Se ele começar a dormir por longos períodos, acorde-o para amamentá-lo. Quanto mais você alimentar seu bebê, mais sua produção de leite aumentará. Por isso, evite usar chupeta nessas primeiras semanas, para que seu neném consiga usar toda sua energia mamando no seu peito.

Conheça os sinais

Alimente seu bebê recém-nascido somente quando ele ficar com fome, ou seja, sempre que estiver chorando. A maioria dos nenéns mama de 10 a 12 vezes em um período de 24 horas. Seus estômagos são muito pequenos e, por isso, não conseguem se alimentar bastante de cada vez.

Você saberá que seu neném está com fome quando:

  • Procurar pelo peito (esse reflexo ocorre quando seu bebê abre os olhos e vira a cabecinha em direção ao peito).
  • Empurrar o nariz contra seu peito.
  • Fizer movimentos de sucção.
  • Colocar as mãos na boca.
  • Chorar.

Usando a mamadeira

Durante a amamentação, espere até que seu bebê tenha pelo menos 2 ou 4 semanas antes de começar a usar a mamadeira. É mais fácil introduzir a mamadeira quando outra pessoa se encarrega de fazê-lo. Peça para o papai alimentá-lo enquanto você fica em outro quarto. Atenção: Se seu bebê perceber que você está por perto, pode fazer uma greve de fome!

Comece com 44 ml de leite materno extraído e dê a mamadeira ao seu neném uma ou duas horas após a amamentação normal. Seu bebê ficará mais alerta e motivado nesse momento, mas sem tanta fome a ponto de ficar agitado e alterado.

VMM - Amamentação2

Que quantidade é suficiente?

Saber o quanto seu bebê se alimenta durante a amamentação não é fácil. Uma maneira de saber é observar se ele dorme bem após uma refeição. Com a barriguinha cheia e uma Pampers limpinha, seu bebê cairá no sono imediatamente após se alimentar.

De volta ao trabalho.

Felizmente, a maioria das mulheres continua amamentando depois de voltar ao trabalho. Muitas empresas oferecem espaços privados para você extrair o leite, assim como horários mais flexíveis. Se sua empresa não oferece acomodações, fale com seu departamento de recursos humanos. Eles provavelmente a ajudarão a se estabelecer e tornarão a transição mais fácil e sem estresse, como deve ser!

Fonte: Pampers.com.br

Eu achei super completo, e vocês, o que acharam mamães?

beijinhos,
Kah



gravatar
8/30/2014 às 19:59

1

Adorei a matéria!