Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive Quando é a hora certa de trocar de escola? - Vida de Mamãe Moderna
8
dez/2014
Quando é a hora certa de trocar de escola?

Olá Mamães,

Sophia irá trocar de escola em 2015 e eu já estou sofrendo por antecedência. Quando é a hora certa de trocar de escola? Vou tentar descrever exatamente o que levamos em consideração e o porque da troca. (Não irei citar os nomes das escolas para preservar a segurança da minha filha e também a integridade da escola)

Sophia estuda desde que completou 1 aninho, foi uma escolha minha a escola, pois vi que Sophia precisava de mais atenção que eu sozinha já não conseguia mais oferecer para ela e resolvi voltar a trabalhar assim que ela se adaptou na escola. Sempre fui da filosofia, mãe feliz é igual a filha feliz e filha feliz é igual a mãe feliz.. Todos felizes vivem melhor, não acham?

O que levei em consideração na escolha da escola da Sophia quando ela completou 1 ano foi:

  • Segurança: A escola é totalmente segura, não é qualquer um que entra e para entrar precisava marcar hora e é totalmente acompanhada;
  • Escola pequena: Com apenas 1 turma em cada fase, com 1 babá para cada 3 crianças;
  • Saúde: Criança doente não entra na escola, assim a taxa de gripe sempre foi muito baixa nessa escola.

A escola sempre nos atendeu perfeitamente, mas agora que Sophia completou 2 anos, vejo que a escola já não consegue oferecer o que busco para desenvolvimento da Sophia e fui visitar outras escolas. A Escola atual vai apenas até o Infantil, isto é, a partir da Primeira série teria que trocá-la de escola de qualquer jeito, então achei melhor visitar outras escolas para conhecer.

Visitando outras escolas, consegui achar uma ideal que com um conjunto de premissas me atendeu em todos os quesitos, o diferencial para a minha escolha foi:

  • Atividades físicas (natação, ballet e Tae Kwon Do) inclusas internamente na escola: isto é, a Sophia não precisará sair da escola para fazer essas atividades físicas;
  • Escola com metodologia Bilingue: Aulas de inglês diariamente e no dia a dia dela, como músicas e leitura diárias;
  • Escola com grande área aberta (mais ventilada): risco de gripe e resfriados também diminuem;
  • Escola tem continuidade para primário, ensino fundamental e ensino médio: Sendo assim não precisarei trocar a Sophia de escola novamente, ufaaaaa;
  • Metodologia de ensino excelente para desenvolvimento da Sophia.

Esses são alguns itens que me fez tomar a melhor decisão, a escola foi bem sincera em relação a gripes e resfriados, possui uma pediatra que semanalmente frequenta a escola e olha os alunos, achei muito legal.

O lado bom foi que irei pagar o mesmo valor da outra escola, então achei o custo x benefício excelente. Decisão tomada, matrícula realizada, agora esperar janeiro/2015 para verificar como será a adaptação da Sophia na nova escola.

Mesmo com a decisão tomada, dá uma dó pensar que Sophia não vai mais para a escola que estuda hoje, dá uma dor no coração pensar que não verá mais seus amigos atuais, mas essa separação seria inevitável na primeira séria, então estou apenas antecipando o ocorrido e espero muuuuuuuito ter tomado a melhor decisão.

É isso mamães, compartilhei com vocês as novas mudanças por aqui em 2015.

na escola

Beijos,
Kah



gravatar
Daniela
12/13/2014 às 22:40

1

Eu sei qual escola a Sophia estudava, fui visitar e acabei não a escolhendo, justamente pq queria uma maior, que não precisasse desvincular tão cedo! Acho que somos da mesma região, mas acho que não escolheu a mesma que eu! Que pena, ia adorar apresentar o Lucas a Sophia!

2

[…] Sophia está com 2 anos e 9 meses e nesse ano mudamos ela de escola. Foi uma decisão muito difícil e contei aqui no Blog o porque decidimos trocar a Sophia de escola, quem não viu é só Clicar Aqui! […]

gravatar
5/5/2015 às 10:19

3

Bom Dia Karina

Meu nome é Ana e gostaria de saber o nome dessa escola, moro na zona Leste, poderiam me ajudar qual a escola desse porte, mas perto pra mim, Boa sorte para sua gatinha, na nova escola, Desde já obrigada.

gravatar
5/7/2015 às 11:09

4

Oieee Ana, me passa um email: [email protected] que eu mando toda info pra vc..
bjinhos
Kah

gravatar
10/15/2015 às 11:53

5

Mudança de escola é sempre algo complicado mesmo… Por sermos engenheiros, eu e meu marido estamos sempre mudando de cidade por oportunidades melhores de emprego.. As crianças sofrem mesmo. Mas só no começo, não fique preocupada! Um ou dois meses e eles já estão felizes da vida com os amigos novos!

gravatar
10/15/2015 às 17:03

6

Pois é, é sempre muito difícil, mas a adaptação é rápido para as crianças, né!!
bjs