Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive Como montar uma lancheira nutritiva e equilibrada? - Vida de Mamãe Moderna
21
jun/2016
Como montar uma lancheira nutritiva e equilibrada?

O grande dilema para todas nós, mamães, é a fase da lancheira escolar. Afinal, como montar uma lancheira nutritiva e balanceada para nossos filhos saborearem durante o recreio?

Montar uma lancheira equilibrada não é tão difícil quanto parece. Primeiro, temos de ter em mente que o cardápio da criança deve ser composto por, pelo menos, cinco refeições diárias, que incluem café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, se necessário, um lanchinho da noite.

Devemos sempre aproveitar a oportunidade dos lanches para balancear e complementar a alimentação dos nossos filhos com nutrientes importantes, como é o caso do cálcio e das vitaminas A, D e as do complexo B.

Mas vamos lá, vamos colocar na prática toda essa teoria e passar um exemplo legal de lancheira? Eu sempre falo que temos de conhecer bem nossos filhos, para sabermos seus alimentos preferidos e oferecer junto os outros, que sejam mais novos para eles.

Uma dica importante é ter ajuda de um nutricionista, que dá uma super ajuda na hora de montar os lanches de maneira equilibrada e nutritiva para as crianças. Mas, para ter uma ideia geral, para um lanche de uma criança na fase escolar, o que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda é:

  • Um líquido (suco, chá, água de coco engarrafada ou em embalagem Tetra Pak, por exemplo);
  • Uma fruta prática de consumir;
  • Um tipo de carboidrato em quantidade adequada (pão integral, de fôrma, sírio, bolacha sem recheio, bolo caseiro, etc.);
  • Um tipo de proteína.

Não podemos esquecer que a lancheira em que iremos armazenar o lanche deve ter toda uma atenção especial também. Além de higienizar corretamente os alimentos e separar adequadamente uns dos outros, devemos higienizá-la  diariamente também. O melhor é adquirir uma lancheira térmica, que conserva os alimentos e bebidas gelados por mais tempo.

Por falar em bebida, eu gosto muito de enviar um leite, pois é uma das principais fontes de cálcio na alimentação. Em média, um copo de leite tem 240 mg de cálcio, que é um mineral que deve ser ofertado na fase escolar devido a seu papel para a formação adequada de massa óssea e a prevenção da osteoporose na vida adulta.

Mas, quando falamos em bebidas lácteas, temos de ficar de olho nas informações nutricionais, pois há achocolatados que apresentam um teor menor de cálcio do que a mesma quantidade de leite. Portanto, vale sempre ler o rótulo.

Eu adoro os alimentos à base de soja, pois são opções que podem contribuir com o teor de cálcio e de proteína da lancheira, principalmente porque a proteína da soja é considerada completa. Um dos lançamentos que acompanhei nesse último mês foi o de AdeS Chocomax.

Fui pesquisar sobre o novo AdeS Chocomax e fiquei feliz porque, além de ser fonte de cálcio e de proteína, ele possui 8 vitaminas e zinco. Comparando com os demais achocolatados do mercado,  eu gostei bastante dele!

ades_infografico_achocolatado_baixa-01-01160428_141426

Além de todos esses pontos que comentei, AdeS Chocomax é naturalmente isento de colesterol e de lactose, por ser feito à base de soja, podendo ser também consumido por indivíduos com intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.

Enfim, não é difícil montar uma lancheira nutritiva e balanceada, não é mesmo? Dei alguns exemplos, mas é só ir diversificando o cardápio, sempre seguindo os itens: líquido, fruta, carboidrato e proteína.

Espero ter ajudado. Um grande beijo,
Kah

selo-publipost Hubme



gravatar
Lorena
6/21/2016 às 10:35

1

Amei o post. Realmente, tenho muita dificuldade com a lancheira. Vou seguir as dicas. Já me ajudou bastante !!! Parabéns!!!

gravatar
6/21/2016 às 10:42

2

Kah, a lancheira nutritiva e aprovada pelas crianças é mesmo um desafio. Depois de uma certa idade, quando eles estão maiores, às vezes nem aceitam a levar lancheira. Aqui a gente ainda consegue manter o lanche com fruta + carboidrato + proteína porque eles são meninos e sentem muita fome. Mas as meninas costumam quase nem comer mais lanche. Ou seja, o desafio da lancheira perdura por muitos anos. Adorei o post. bjs

gravatar
Leozaotop
6/21/2016 às 10:42

3

Matéria de qualidade, tá de parabéns.
Estava com dificuldade em montar a lancheira também!
Agora sim, me ajudou demais.

gravatar
Chrys
6/21/2016 às 10:51

4

Adorei as dicas!!!

gravatar
Leonardo Alves
6/21/2016 às 11:06

5

Ka, muito bom esse post. boas dicas.

gravatar
Hyngred
6/21/2016 às 11:07

6

Muito bom sempre me ajudando muito seus post Kah.
Eu tenho muita dificuldade. Amei amei mais uma dica pro meu dia dia
Parabéns

gravatar
6/21/2016 às 11:14

7

Ká, Adoro suas dicas… Agora é colocar em prática pois aqui em casa tenho muita dificuldade com a lancheira.

gravatar
Fabiana
6/21/2016 às 11:27

8

Adorei o post e as dicas!

gravatar
6/21/2016 às 14:26

9

Ótimas dicas Kah!
Esse Ades é delicioso!
Bjs
Lele

gravatar
Ingrid
6/21/2016 às 15:24

10

Super válido as dicas…. Bora colocar em pratica já

gravatar
6/21/2016 às 19:17

11

Aqui eu sofro para fazer a lancheira. ótimas dicas!!!!!
beijos

gravatar
6/21/2016 às 22:04

12

Adorei o post Kah. Realmente dicas preciosas