Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive Como montar um Quarto Montessoriano - Vida de Mamãe Moderna
10
maio/2017
Como montar um Quarto Montessoriano

Essa semana, coloquei no meu insta @vidademamae um quartinho montessoriano que fez um grande sucesso e achei que o tema poderia vir para o blog pra explorarmos mais o assunto, afinal, como montar um quarto montessoriano e para que serve?

Conceito Montessori ou Quarto Montessoriano

Foi criado por Maria Montessori, por volta de 1907, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo.

Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

O objetivo do quarto montessoriano é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança. Um quarto para bebês, e não para adultos. … Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade.

Como montar um Quarto Montessoriano

Vamos para a melhor parte? Mostrar alguns exemplos de Quarto Montessori e como podemos montar um. Nessa hora vale de tudo, cama com casinha, cama baixa ou simplesmente um colchão no chão.

O importante é o quarto ser um lugar seguro para o seu filho(a), com objetos que fique na altura de seus olhos e que ele possa desenvolver sua autonomia em seu quarto. Aconselho a colocar um tapete, seja de atividade ou aqueles que evitam passar a friagem para a criança, deixando o ambiente mais aconchegante.

Os quartos das meninas ficam lindos com casinhas coloridas, aproveite e coloque várias almofadas, isso evita que as crianças rolem e ajuda na decoração.


Também podemos aproveitar e colocar cabanas no quarto, fica um charme e as crianças podem desenvolver brincadeiras mais lúdicas, separe também um cantinho para leitura, além de deixar os livros organizados.

Está vendo como é super simples montar um quarto no conceito montessori. Eu prefiro os quartos com decoração mais clean.

Este é o Quarto da Sophia, ainda não está totalmente pronto, mas está caminhando para ser um quarto totalmente montessoriano, assim ela pode aproveitar ao máximo seu cantinho.

Quarto Montessori da Sophia

Quarto Montessori da Sophia

E aí, gostaram das dicas? Também estão pensando em montar um quarto no conceito Montessori, conta mais pra gente.

Beijinhos,
Kah