Vida de Mamãe Moderna » Blog Archive 6 dicas para evitar gripes e resfriados neste inverno - Vida de Mamãe Moderna
8
jun/2018
6 dicas para evitar gripes e resfriados neste inverno

Quando chega o outono, já ligamos nosso radar para as gripes e resfriados, principalmente quem mora em áreas mais frias, como aqui na região do ABC em São Paulo, portanto hoje é dia de dicas e venho com 6 dicas para evitar gripes e resfriados neste inverno.

Dei a vacina na Soso no mês de Abril, principalmente por causa do aumento de casos de H1N1 e H3N2, houve mortes aqui na minha região e achei melhor antecipar sua vacina, pois sei que no mês de maio fica aquela correria atras de lugares que ainda tenham a vacina.

Por aqui a gripe ainda não pegou ela, graças a Deus, mas o frio chegou com tudo há umas 2 semanas e estamos seguindo as dicas do Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da USP.

São Medidas simples e diárias, como a limpeza e hidratação do nariz, podem reduzir em até 40% as chances de doenças respiratórias.

1 – Limpe o nariz diariamente

Assim como escovar os dentes, o cuidado de limpar o nariz deve ser diário. Mesmo fora do inverno e dos momentos de crise, o hábito ajuda na prevenção de gripes, resfriados e alergias. Para isso, aposte em soluções salinas 0,9%, disponíveis nas versões spray e jato contínuo. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados. Durante os episódios infecciosos, o uso pode ser intensificado”, afirma Dra. Maura.

2 – Hidratar é importante

No inverno, o ar fica mais seco, interferindo nos mecanismos de defesa do nariz. “A mucosa nasal é revestida por cílios microscópicos, responsáveis por remover impurezas que inalamos diariamente. Com o ressecamento, esse sistema pode ser prejudicado, nos deixando mais vulneráveis a doenças respiratórias”, explica Dra. Maura. Para evitar a desidratação e fechar o Ciclo da Saúde Nasal, aposte em um gel hidratante apropriado para o nariz sempre que houver sensação de ressecamento.

3- Aposte no álcool gel

O friozinho aumenta as aglomerações de pessoas em locais fechados, possibilitando a proliferação de doenças respiratórias. “Além disso, a circulação de vírus causadores de gripes e resfriados aumenta nessa época do ano”, pontua Dra. Maura. Para se proteger nesses momentos, carregue o álcool gel para a assepsia das mãos, quando não for possível lavá-las.

4 – Imunizações em dia

Além de todas as medidas de assepsia, é importante manter as imunizações atualizadas, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente. Ela está disponível nas versões trivalente e quadrivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 Singapore, influenza B e linhagem Victoria, além de influenza B Yamagata (no caso da quadrivalente).

5 – Olho na alimentação

No inverno o apetite aumenta e, muitas vezes, descuidamos do que colocamos no prato. Para manter a saúde blindada, mantenha uma dieta balanceada e invista em alimentos como cereais integrais, castanha do Pará, soja, carnes, linhaça e peixes como salmão, atum e sardinha, que são ricos em nutrientes que ajudam no fortalecimento da imunidade.

6- Beba água

O tempo frio pode reduzir a sede, mas, para manter a saúde em dia, é importante garantir a hidratação adequada mesmo durante o inverno. A ingestão de pelo menos dois litros diários de água ajuda a manter a secreção nasal mais fluida, auxiliando na prevenção de infecções comuns dessa época do ano.