Pai Nao Paga Pensao O Que Fazer?

O que fazer quando o pai não paga a pensão em dia? Primeiramente, no primeiro mês de atraso, já se pode recorrer à justiça para o pagamento. A medida chamada execução de alimentos é a garantia de que o alimentante seja punido e quite sua dívida.

Que fazer quando o pai não paga a pensão alimentícia?

Dessa forma, ambas as partes vão se assegurar judicialmente. O pai não paga a pensão, o que devo fazer? Antes de qualquer coisa você deve procurar um advogado especialista em direito de família, pois é ele que terá uma visão mais racional do problema, vai indicar o melhor caminho para iniciar o processo.

Como funciona o pagamento da pensão para filhos estudantes?

No caso de o filho possuir deficiências, doenças crônicas, ter gastos especiais ou se de alguma forma não for capaz de prover o próprio sustento, o pagamento da pensão deve se estender até depois da maioridade. Cada caso é um caso e é necessária a avaliação judicial. O benefício também passa a valer até depois da maioridade para filhos estudantes.

O que fazer se o pai não pagar a pensão?

Primeiramente, no primeiro mês de atraso, já se pode recorrer à justiça para o pagamento. A medida chamada execução de alimentos é a garantia de que o alimentante seja punido e quite sua dívida. Poderá ser solicitada a penhora dos bens do devedor, inclusão do nome no SPC/Serasa, ou ainda a prisão.

You might be interested:  Porque Meu Auxílio Não Caiu No Bolsa Família?

Quando a pessoa não paga pensão O que fazer?

No caso de não pagamento da pensão alimentícia, a primeira medida a ser tomada deve ser sempre uma cobrança e negociação amigável. Se essa é inviável, a opção é a cobrança via judicial, na qual o pagador será citado e deverá cumprir com suas obrigações em juízo. Caso não o faça, poderá inclusive ser preso.

Quanto tempo um pai pode atrasar o pagamento da pensão?

Um dia após a data de vencimento da pensão alimentícia será possível executar o devedor. Entretanto é de bom senso aguardar pelo menos 30 dias para acionar a justiça.

Quantos dias de atraso de pensão da cadeia 2020?

Qual o prazo para cobrança da pensão atrasada? Com apenas 01 dia de atraso já é possível cobrar pensão alimentícia. Isso significa que, caso o pagamento esteja estipulado para todo dia 15 do mês e, no dia 16 o pai ainda não tenha pago, a pensão já pode ser cobrada.

Como colocar na justiça para pagar pensão?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para solicitar o serviço é necessário que a pessoa procure a Defensoria Pública munida dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante da filiação ou parentesco, através da certidão de casamento ou certidão de nascimento.

Quando o pai não paga pensão a avó tem que pagar?

Avós não podem ser chamados a pagar pensão alimentícia enquanto não esgotados todos os meios processuais disponíveis para forçar o pai, alimentante primário, a cumprir a obrigação.

Como é feita a cobrança de pensão atrasada?

Existem duas formas de cobrança de pensão alimentícia atrasada: pelo rito da penhora ou pelo rito da prisão civil. Rito da Prisão Civil: É o mais famoso, mas nem sempre o mais eficaz. É comum sair notícias de famosos que acabam sendo presos por dever pensão alimentícia, o que gera uma sensação de eficácia ao público.